O processo de implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Ciências Contábeis está em fase de execução em todas as regiões do país. Desde abril, multiplicadores capacitados atuam junto às Instituições de Ensino (IEs) para disseminar as novas diretrizes e orientar a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), em alinhamento às exigências do mercado e à formação profissional moderna.
A ação é coordenada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conta com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e da Academia de Ciências Contábeis. A capacitação do grupo ocorreu nos dias 29 e 30 de abril, na sede do CFC, em Brasília/DF.
O treinamento envolveu oficinas práticas com o material “DCNs: Contribuições para o Desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”, elaborado pela Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC. O conteúdo visa orientar a construção de PPCs coerentes com as novas diretrizes e adaptados às especificidades regionais.
O PPC é um instrumento obrigatório na educação superior e serve como base para a estruturação dos cursos. Com a atualização das DCNs, o projeto deve ser revisto para garantir a formação de profissionais alinhados às exigências contemporâneas da área contábil.
Após a capacitação, os multiplicadores retornaram aos seus estados para iniciar o processo de articulação com as IEs. Entre as ações previstas estão:
Cada estado desenvolve um planejamento próprio, respeitando as peculiaridades locais e o estágio de maturidade das instituições. A meta é consolidar uma base comum que respeite as novas diretrizes e, ao mesmo tempo, fortaleça a identidade regional da formação contábil.
Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, o andamento da implementação tem superado as expectativas.
“De acordo com as métricas que recebemos mensalmente das equipes multiplicadoras, vemos que uma média de 40% dos planejamentos já foi executado. Nossa meta é ter 100% do projeto concluído até abril de 2026. Mas temos uma expectativa de que até dezembro de 2025 tenhamos atingido mais de 80% dessa meta”, afirmou.
O cronograma segue em constante acompanhamento pela Comissão Nacional de Educação Contábil, que promove ajustes conforme as dificuldades e avanços registrados nas regiões.
Para garantir a efetividade da implementação, a Comissão Nacional de Educação Contábil permanece mobilizada. Integrantes do grupo estão sendo deslocados para diferentes regiões com o objetivo de prestar suporte técnico e acompanhar de perto as atividades desenvolvidas.
Esse apoio tem sido fundamental para resolver dúvidas técnicas, alinhar expectativas e promover a troca de experiências entre os diferentes estados. A atuação descentralizada tem sido apontada como um dos fatores de sucesso na condução do projeto.
As novas diretrizes trazem mudanças estruturais nos cursos de Ciências Contábeis, incluindo:
Essas atualizações visam preparar os futuros profissionais para lidar com os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico e integrado à transformação digital.
O esforço conjunto entre o CFC, os CRCs e as instituições de ensino reforça o compromisso da classe contábil com a qualidade da formação dos novos profissionais. A implementação das novas DCNs é considerada estratégica para o futuro da profissão e é essencial para a valorização da área no cenário nacional.
A expectativa é que, ao final do ciclo de implementação, os cursos de Ciências Contábeis estejam mais alinhados com as necessidades reais do mercado, ampliando a empregabilidade e a atuação ética e técnica dos profissionais da contabilidade.
Com informações do CFC